Saúde

Audiência confirma abertura de leitos na Santa Casa

Assembleia Legislativa acertou assinatura do termo que proporcionará 30 novos leitos para desafogar o PS

Carlos Queiroz -

Em audiência pública na manhã desta quarta-feira (17), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, presidida pela deputada Zila Breitenbach (PSDB), obteve a confirmação da secretária municipal de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, de que até a próxima sexta-feira será assinado o termo de aditamento para a abertura de 30 leitos na Santa Casa, medida que desafogará a demanda no Pronto Socorro (PS) da cidade. Outros 12 leitos, do Hospital São Francisco de Paulo (HUSFP), estão disponíveis desde julho.

A titular da SMS informa que desde abril a gestão vem tratando a questão da abertura de leitos de retaguarda do PS. "Tanto na Santa Casa quanto no HUSFP, que abriu 12 leitos no início de julho". Roberta destacou que a ala da Santa Casa em questão já foi utilizada para leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas foi fechada. No período da pandemia, foi cogitada para a logística de enfrentamento à Covid, mas apresentava problemas estruturais e por isso foi descartada. Agora, com a adequação do local, em abril a Secretaria enviou documento à Santa Casa solicitando a abertura desses leitos.

A presidente da comissão destacou os investimentos do governo estadual em saúde, inclusive para o futuro Pronto Socorro. Tanto que a comunidade e empresas têm participado em reformas de alas de alguns hospitais. No final, a secretária solicitou que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia inclua na sua pauta de debates a repercussão financeira para os hospitais e municípios do novo piso da enfermagem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sábado de Dia D contra a pólio Anterior

Sábado de Dia D contra a pólio

Dez anos depois, duplicação da BR-116 ainda não foi concluída Próximo

Dez anos depois, duplicação da BR-116 ainda não foi concluída

Deixe seu comentário